Casamento DEK

O Início, o meio e o daqui em diante.
0 comments

4º lugar – O jogo da Imitação

Aqui eu já começo a falar não dos meus preferidos, mas dos que considero bom nos que restaram da lista dos 8 indicados. Para mim esses filmes não deveriam estar na lista, mas vou considerar o ponto forte deles e deixar os fracos para lá. Não que não valham a pena assistir, valem sim, mas não entendi muito bem a indicação. O jogo da imitação seria então, o meu 4º lugar.

O jogo da imitação é mais uma cinebiografia na lista. O período histórico é a 2ª Guerra Mundial, o personagem principal é Allan Turing, considerado o pai do computador. A narrativa é relevante, a história interessante, a ambientação do período é muitíssimo boa, mas eu senti que o filme se perde um pouco, fica cansativo, com muitos clichês e frases de efeito. O roteiro é narrado em 3 períodos diferentes mostrando a juventude, a época da guerra e a condenação de Turing, gênio da criptografia que é contratado pelos Aliados para decifrar o código nazista e abreviar assim a guerra. Brilhantemente vivido por Benedict Cumberbatch, se há algo em que não se pode colocar defeito é na interpretação do ator que dá a  The Imitation Game, a atuação mais rica de sua carreira com um discurso reticente,  tímido e delicado. Um homem obcecado pelo trabalho, absurdamente racional a ponto de não ter timing para entender uma ironia e que ainda  precisa esconder sua homossexualidade, proibida por lei na Inglaterra dos anos 40.Um personagem estranhamente carismático. A indicação de Cumberbatch ao Oscar sim não é questionável. Além disso, o time de atores ingleses que dão vida aos demais personagens também contribuem para que o filme, embora cheio de pequenos deslizes, seja interessante de se ver. Até a Keira Knightley surpreende, formando uma bela dupla com Cumberbatch.

Enfim, vale a pena assistir ao filme. Dirigido pelo norueguês Morten Tyldum, que usou até máquinas originais da 2ª guerra, o filme tem autenticidade e mostra uma parte da história que vale a pena ser conhecida.

THE IMITATION GAME

THE IMITATION GAME

o-jogo-da-imitação

THE IMITATION GAME

 

Leave A Comment