Casamento DEK

O Início, o meio e o daqui em diante.
0 comments

Birdman – 6º lugar

Birdman é um dos favoritos ao Oscar desse ano. Não pra mim, claro. Devo confessar que a técnica do filme é genial, mas confesso também que fiquei com sono grande parte do filme, efeito que o os filmes do diretor Alejandro Iñarritu costuma ter sobre mim. Foi o mesmo com Babel, Biutiful, 21 gramas e por aí vai.

Como já disse o filme tem uma técnica incrível, esse mérito eu não posso tirar do diretor que lançou mão de uma montagem extraordinária com planos-sequências absurdos. O filme se passa todo dentro de um teatro que mais parece um labirinto com a câmera passeando pelos corredores bem atrás dos personagens. Essa falta de cortes aproxima o longa da estética de uma peça o que nos aproxima, nós os espectadores, da história que se passa entre os ensaios da peça que está sendo dirigida por Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator que fez muito sucesso com um único personagem: Birdman, e, caindo no esquecimento da indústria Hollywoodiana após recusar fazer a terceira sequência da franquia, tenta se reerguer  se lançando no teatro.

Com um time de atores de primeira encabeçado brilhantemente por Keaton, o elenco conta do Emma Stone, Edward Norton e Naomi Watts em atuações impecáveis. O que me incomodou mais um vez foi o roteiro. Diálogos longos não costumam me cansar, mas em Birdman sim. Muita crítica à industria do entretenimento, mais descobertas das “novas mídias” pelo ator da velha guarda me soaram meio forçadas. Entretanto, a proposta de levantar essa discussão é valida, ainda com o recurso metalinguístico de que Keaton já foi Batman nos cinemas, e interpreta o ator de meia-idade esquecido após ter sido sucesso como um super-herói.

Enfim, não tenho, acho que meu texto ficou meio vago, é assim que me sinto em relação a Birdman. Consigo admirar seus aspectos técnicos, sua fotografia e alguns recursos de linguagem, além de aplaudir as atuações, mas, não consegui gostar do filme em si, não sei bem o que pensar sobre isso. A verdade é que não tenho uma opinião bem formada sobre Birdman.

Birdman2014

naomi-watts-birdman

birdman

birdman-emma-stone

Leave A Comment