Casamento DEK

O Início, o meio e o daqui em diante.
0 comments

Dica de Filme: A 100 passos de um sonho

Eu vi gente criticando “A 100 passos de um sonho” argumentando ser um filme que trata de um tema sério de forma superficial. Eu francamente não o vi assim quando  assisti e nem quero parar para refletir se o filme deveria ter se aprofundado mais em xenofobia e etc. Porque, embora eu acredite que o cinema é uma importante arma de protesto e crítica, também considero a parte do entretenimento e não vejo problema em filmes leves sem tanta profundidade. Para mim que amo culinária, esse filme foi lazer por lazer, e qual o problema nisso? É uma delícia de assistir, divertido, vibrante, cheio de cores.

A questão toda é que o filme retrata uma família de indianos que se mudam para o sul da França e abrem um restaurante em frente a um premiado restaurante francês que busca sua segunda estrela do Guia Michelin. No início sofrem com o preconceito da dona do concorrente e de seus funcionários e aparentemente esse tema deveria ter sido tratado com mais profundidade. Mas o filme desde o início se apresenta como um filme de comédia com pequenos dramas que se acentuados o tornariam pedante e sério demais. Para mim o diretor Lasse Hallström, do também delicioso Chocolate acertou no tempero, nos trazendo um filme sensível e cheio de charme.

O filme começa na Índia onde a família tinha um restaurante que é incendiado por conta das disputas políticas do país. Assim Hassan, que aprendeu a cozinhar com sua mãe, juntamente com seu pai e irmãos se mudam para a Europa em busca de um nova vida.  E o acaso, ou o problema do freio de uma van, faz com a família chegue a uma cidadezinha no sul da França onde Madame Mallory, brilhantemente vivida por Hellen Mirren tem seu restaurante, já premiado com uma estrela Michelin.  Ela inicia uma guerra com os indianos que ousam instalar seu restaurante em frente ao dela. Mas, ao perceber que Hassan é um chef nato os dois acabam se unindo para transformar o rapaz em um chef premiado. A comida está presente em todos os momentos. Unindo, trazendo paixão, dando lições.

Outro destaque do longa é o ator indiano  Om Puri, o pai de Hassan cheio de tradições mas que é o mais cômico do elenco. Há também o envolvimento amoroso de Hassam com Margueritte (Charlotte Le Bom), a sous chef do restaurante francês de Madame Mallory, dando a pitada de romantismo ao filme. Enfim, a 100 passos de um sonho é filme de entretenimento por entretenimento, leve e bonitinho. Eu recomendo princialmente pra quem gosta de filmes com o assunto culinária.

a-100-passos-de-um-sonho-cinema-filme

filme-a-100-passos


hundred-foot-journey-scene-1

the-hundred-foot-journey (1)

The-Hundred-Foot-Journey

The-Hundred-Foot-Journey_704

 

Leave A Comment