Casamento DEK

O Início, o meio e o daqui em diante.
0 comments

Viagem para Porto Alegre – Dia 1

Sexta passada aterrissamos no sul do nosso país, em Porto Alegre. Aproveitamos uma folga do Dhanner e uma promoção de passagens aéreas para conhecer a capital gaúcha. Escolhemos a viagem para Porto Alegre porque gostamos de frio e o Rio Grande do Sul é um dos estados mais frios do Brasil. Como já temos praia no ES sempre procuramos destinos mais diferentes da nossa realidade diária. No fim do ano fomos para Curitiba e São Paulo e agora foi a vez de conhecer mais uma capital.

Chegamos a Porto Alegre às 13:30hs e fomos direto para o apart hotel que alugamos pelo Air BNB. Depois farei um post mais detalhado sobre nossa hospedagem. Na sexta  deu tempo de conhecermos um pouco do centro histórico. Pra começar já fiquei feliz ao me deparar com um teatro de rua incrível na praça da Alfândega, nessa semana estava acontecendo o festival de teatro de rua de Porto Alegre, que sorte a nossa. Também fomos ao mercado municipal, onde almoçamos, e de lá fomos a um dos pontos turísticos que mais amei nessa viagem: a Casa de Cultura Mário Quintana.

A Casa fica no antigo prédio do Hotel Majestic que nos anos 30 e 40 hospedou nomes importantes como Getúlio Vargas, a artistas famosos, como Virgínia Lane e Francisco Alves. Mario Quintana viveu em um quarto desse hotel durante um tempo e hoje o museu recebe seu nome. La é possível ver uma réplica do quarto do poeta, com direito a máquina de escrever e quindim sobre a mesa. A arquitetura do prédio é simplesmente maravilhosa, são 8 andares com quartos transformados em locais para exposições.

Há também acervos de  Elis Regina, biblioteca, teatro, cinema e  o local abriga o Museu de Arte Contemporânea de Porto Alegre. O cinema só passa filmes mais cults, mas infelizmente acabamos não conseguindo ver nenhum no dia. Há também um café super charmoso, quando chegamos lá estava tocando Suspicius Minds e eu fiquei louca, claro. Como tínhamos acabado de comer não conseguimos ir ao café, mas fiquei perto um tempo ouvindo o cantor ao piano tocando e cantando Elvis Presley. Quem for a Porto Alegre não pode deixar de visitar a casa de Cultura Mario Quintana, e vá com espaço para tomar um café.

Na sexta a noite fomos na badalada rua Padre Chagas no bairro Moinhos de Ventos. Nossa primeira parada foi o Dado’s Pub, mas não fomos muito bem atendidos e saímos de lá rápido. Pra vocês terem uma ideia pedimos a entrada e quando chegou a atendente nos entregou sem olhar pra gente e saiu sem nos dar chance de pedir a bebida e o prato principal. Não entendi muito bem, mas enfim, comemos a entrada sem bebida mesmo e fomos pagar. Eu quase reclamei, mas costumo me estressar demais com essas coisas, então deixei pra lá e fomos a outro lugar. Acabamos entrando no Z Café ali na mesma rua e fomos super bem atendidos. Pedimos uma carne deliciosa e depois provamos a torta gelada e o cheesecake deles. Tudo maravilhoso.

Foi um ótimo primeiro dia em solo Gaúcho. Nesse meio tempo aprendemos várias expressões gaúchas com os motoristas de Uber. Bah, trilegal.

aeroporto-guarulhos

avião-azul

mercado-municipal-porto-alegre

tri-legal-restaurante

teatro-de-rua-poa

quarto-mario-quintana

patio-casa-mario-quintana

museu-arte-moderna-poa

hotel-majestic

zcafe-torta

 

Leave A Comment